O Partido Bharatiya Janata (BJP), conservador, nacionalista e hindu, liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, perdeu as eleições realizadas hoje no estado de Bihar, informou a agência de notícias Reuters. A derrota atrapalha a estratégia econômica do governo federal indiano.
Uma grande aliança anti-BJP chefiada pelo governador de Bihar, Nitish Kumar, elegeu 179 dos 243 deputados da Assembleia Legislativa estadual.
A derrota em Bihar, o terceiro estado mais populoso da Índia, vai galvanizar os partidos de oposição e mobilizar os rivais de Modi dentro de seu próprio partido, dificultando a aprovação das reformas econômicas prometidas pelo primeiro-ministro em sua campanha eleitoral.
O modelo da grande aliança de Kumar está aí para inspirar os políticos interessados em conter o poder de Modi a nível federal.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário