segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Belga é apontado como mandante dos ataques em Paris

Enquanto a caçada aos terroristas prossegue em vários países da Europa, um belga que vive na Síria foi apontado hoje como o provável idealizador da onda de atentados que deixou 132 mortos em Paris na sexta-feira 13 de novembro. Abdelhamid Abaaoud, de 27 anos, nasceu em Molenbeek, um bairro periferia de Bruxelas conhecido como um celeiro de terroristas.

De acordo com uma fonte anônima do serviço secreto francês, Abaaoud também estaria envolvido com um ataque a uma igreja e ao frustrado ataque a um trem de passageiros que ia de Amsterdã para Paris em 21 de agosto de 2015, quando dois militares americanos desarmaram o terrorista.

 O terrorista apresentado pela televisão francesa France2 como chefe de operações da onda de terror da sexta-feira 13 em Paris, Salah Abdeslam teve o apoio logístico de uma rede de terroristas para escapar.

Como o Golf que ele usou na fuga foi visto pelas câmeras de segurança circulando no sentido contrário horas antes, às 3h44, há a suspeita de um quarto grupo, além dos três que aterrorizaram Paris, resgatou Salah Abdeslam na capital francesa. O carro foi encontrado em Molenbeek, na Bélgica.

Brahim Abdeslam, irmão de Salah, se suicidou diante do restaurante Comptoir Voltaire, no Boulevard Voltaire, em Paris, sem matar mais ninguém. Um terceiro irmão, Mohamed Adeslam, foi detido, interrogado e liberado.

Nesta segunda-feira, 10 mil soldados e policiais patrulham a França, sendo 4 mil se concentram na região metropolitana de Paris.

Nenhum comentário: