sábado, 14 de novembro de 2015

Rebeldes moderados tomam cidade do Estado Islâmico na Síria

As Forças Democráticas da Síria, um grupo rebelde moderado apoiado pelos Estados Unidos, capturaram ontem a cidade de Hul, na província de Hassaka, que estava em poder da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, informou a agência Reuters.

Uma ofensiva de duas semanas contra o Estado Islâmico com o apoio da Força Aérea dos EUA visou Hul, no Nordeste da Síria, e Sinjar, no Norte do Iraque. As duas cidades estão na estrada entre Rakka, na Síria, a capital do califado declarado pelo Estado Islâmico, e Mossul, a segunda maior cidade iraquiana e a maior controlada pelo grupo.

Se quebrar a linha de suprimento, as duas partes do Império do Terror do EI ficam desconectadas. O primeiro objetivo na guerra contra o EI é lhe negar o território que justifica o nome de Estado. Sob a pressão das duas maiores potências militares, os EUA e a Rússia, o EI não tem conquistado vitórias nos campos de batalha do Oriente Médio desde a tomada de Palmira, em maio.

Na Síria, com a cobertura aérea da Rússia, o Exército do regime de Bachar Assad, com assessores iranianos e milícias aliadas como o movimento fundamentalista xiita libanês Hesbolá (Partido de Deus), rompeu o cerco a uma base aérea próxima a Alepo que durava dois anos. Avanço para retomar o controle total da cidade.

No Iraque, a queda de Sinjar para guerrilheiros curdos, os peshmerga, indica a determinação dos EUA de apresentar resultados. Sob pressão no campo de batalha, se estiver realmente acuado, só resta ao EI a opção do terrorismo como visto nas ruas de Paris.

Nenhum comentário: