Com 336 votos e 12 abstenções, o Senado da França aprovou hoje a extensão por 90 dias do estado de emergência decretado pelo presidente François Hollande para combater os terroristas que atacaram Paris na sexta-feira, 13 de novembro de 2015, matando 130 pessoas. Durante o debate, o líder da bancada do Partido Socialista exaltou a cultura francesa.
"A França é ardente, ela faz festa, ela ama o rock e o vinho, ama fazer amor", declarou o senador Didier Guillaume. "A França é bela quando é solidária. Nos devemos ter orgulho de sermos franceses."
O primeiro-ministro Manuel Valls anunciou que a lei será sancionada imediatamente. Pela Constituição da França, o presidente só pode decretar estado de emergência por oito dias. Além disso, a medida precisa ser aprovada pelo Congresso.
Durante reunião dos ministros do Interior e da Justiça, a União Europeia decidiu criar um banco de dados pan-europeu de informações criminais, a exemplo do utilizado em aeroportos para prevenir atentados terroristas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário