domingo, 22 de novembro de 2015

Mauricio Macri é o novo presidente da Argentina

Numa derrota para a presidente Cristina Kirchner, o candidato oposicionista Mauricio Macri, empresário e prefeito da capital, de centro-direita, venceu o governador da província de Buenos Aires e ex-vice-presidente Daniel Scioli no segundo turno da eleição presidencial na Argentina.

Com 99,17% dos votos apurados, Macri ganha com 12.903.301 (51,4%) contra 12.198.441 (48,6%) para Scioli, que vencera o primeiro turno, em 25 de outubro, por 37% a 34%.

Por telefone, Scioli cumprimentou Macri, reconhecendo oficialmente a derrota.

O terceiro colocado no primeiro turno, deputado Sergio Massa, também cumprimentou Macri pela vitória e declarou: "Entramos numa nova era." Uma parte importante dos 5 milhões de votos de Massa foi para o presidente eleito.

No discurso da vitória, Macri agradeceu ao eleitorado argentino: "Obrigado por confiarem em mim. Estou aqui porque vocês decidiram."

A presidente Cristina Kirchner também cumprimentou o presidente eleito por telefone e vai recebê-lo terça-feira na Quinta de Olivos, residência oficial do presidente da Argentina, dando início ao processo de transição.

Mauricio Macri toma posse em 10 de dezembro de 2015. Sua primeira viagem oficial ao exterior será ao Brasil.

Nenhum comentário: