Com a cobertura aérea da Rússia e o apoio em terra da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus), a ditadura de Bachar Assad capturou hoje a cidade de Hader, próxima da estrada Damasco-Alepo, as duas maiores cidades da Síria, noticiou a Agência France Presse (AFP).
Hader era "o maior quartel-general das forças rebeldes ao Sul de Alepo", declarou Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que monitora a guerra civil síria, que matou mais de 250 mil pessoas desde 15 de março de 2011.
No início da semana, com o apoio dos bombardeios russos e de milícias aliadas, o regime sírio rompeu um cerco de mais de dois anos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante à principal base aérea do Norte da Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário