Diante de provas de doping apoiado por entidades oficiais, uma comissão independente da Agência Mundial de Combate ao Doping (WADA, do inglês) recomendou a exclusão da Rússia de todas as competições internacionais, inclusive das provas de atletismo da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Seria a medida mais drástica já tomada contra uma federação nacional.
De acordo com o relatório da investigação, divulgado hoje, a Rússia realizou durante anos um programa sistemático de doping patrocinado pelo governo federal, inclusive na véspera dos Jogos Olímpicos de Inverno disputados em Sóchi, na Rússia, em 2014.
O foco central da investigação foi o atletismo, mas documentos encontrados no Ministério dos Esportes e na agência oficial antidoping apontam o envolvimento de outras modalidades esportivas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário