A União Europeia está preparando a prorrogação por mais seis meses das sanções impostas à Rússia por causa da anexação da Crimeia e da intervenção militar russa no Leste da Ucrânia, reportou hoje o jornal EU Observer, citando fontes da Comissão Europeia.
Os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido concordaram em princípio em estender as sanções durante a reunião de cúpula do Grupo dos Vinte (G-20) realizada recentemente na Turquia, mas não concluíram a discussão ainda.
Isso indica que a Rússia não conseguir barganhar o apoio à guerra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante em troca do fim das sanções. Os EUA e a UE não vão abandonar seu compromisso com a Ucrânia.
A decisão final será tomada na reunião de cúpula da UE em 17 e 18 de dezembro de 2015.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário