A Turquia recebeu o cadáver do piloto do avião de guerra russo derrubado sob a acusação da invadir o espaço aéreo turco. O corpo do tenente-coronel Oleg Pechkov será devolvido à Rússia, revelou ontem o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, citado pela televisão pública britânica BBC.
Hoje a Rússia rejeitou um convite para um encontro dos presidentes Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin para um encontro paralelo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que vai até 11 de dezembro em Paris. A Rússia alega que a Turquia não pediu desculpas.
O Ministério da Defesa da Rússia nega que o caça-bombardeiro Sukhoi Su-24 tenha violado o espaço aéreo turco. Em retaliação, o Kremlin anunciou uma série de sanções econômicas capazes de afetar projetos conjuntos como o gasoduto TurkStream e a primeira usina nuclear da Turquia.
Na operação de resgate do copiloto, o capitão Konstantin Murakhtin, realizada por forças russas e sírias, a Rússia perdeu um fuzileiro naval e um helicóptero.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Turquia resgata corpo do piloto do avião russo abatido
Marcadores:
avião abatido,
Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima,
CoP-21,
Konstantin Murakhtin,
Oleg Pechkov,
Paris,
Recep Tayyip Erdogan,
Rússia,
Su-24,
Turquia,
Vladimir Putin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário