A França apresentou hoje ao Conselho de Segurança das Nações Unidas um projeto de resolução autorizando o uso de "todas as medidas necessárias" na guerra deflagrada contra a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante depois dos atentados da sexta-feira, 13 de novembro, em Paris.
O texto apela aos países-membros da ONU para que "redobrem e coordenem os esforços para prevenir e conter os atos terroristas cometidos especificamente" pelo Estado Islâmico e por outros grupos associados à rede Al Caeda.
Em discurso na Fundação Jacques Chirac, o presidente François Hollande adotou hoje um tom mais ameno, destacando a importância da diversidade cultural e da fraternidade na luta contra o terrorismo. Para o jornal Libération, foi um tom muito distante do discurso belicista da segunda-feira diante do Congresso reunido no Palácio de Versalhes.
No Palácio do Eliseu, mandou intensificar os bombardeios contra o EI na Síria e no Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário