quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Os Desobedientes rejeitam proibição de protestar em Paris

O coletivo Os Desobedientes recusa-se a aceitar a proibição imposta ontem de toda e qualquer manifestação pública durante o estado de emergência decretado pelo presidente François Hollande para combater a onda terrorista na França, noticia o jornal francês Libération.

A Coalizão Clima 21, formada por mais de 130 organizações não governamentais planejava protestar durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CoP-21), a ser realizada em Paris de 29 de novembro a 12 de dezembro de 2015. Os grupos mais radicais se negam a aceitar a decisão do governo francês de proibir todos os atos públicos.

"Nós recusamos a estratégia de choque que consiste em usar os atentados trágicos para restringir as liberdades públicas. Nós convocamos a recusar a suspensão do Estado de Direito que constitui o estado de emergência e a ir se manifestar na Praça da República ao meio-dia de 29 de novembro pela justiça climática, a transição ecológica e alternativas ao capitalismo", declararam em nota Os Desobedientes.

O apelo é para que todos protestem "com calma, sem ódio nem violência". O coletivo admite correr perigo, mas alega que "o risco maior é não se manifestar: quantas secas, inundações, fomes, guerras, quantos milhões de vítimas podemos evitar se afirmarmos a voz dos cidadãos do mundo inteiro?"

No momento, por imposição dos Estados Unidos, a CoP-21 não deve aprovar um tratado de cumprimento obrigatório para que os países controlem e reduzam as emissões de gases carbônicos, que agravam o efeito estufa provocando o aquecimento global.

Nenhum comentário: