Em uma operação conjunta, as Forças Aéreas da Rússia e da Síria atacaram hoje 50 cidades da província de Deir el-Zur, no Leste da Síria, que estão em poder da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
O intenso bombardeio foi uma resposta a um ataque dos jihadistas a uma base aérea próxima da cidade de Deir el-Zur que está sob o controle da ditadura de Bachar Assad.
Em Moscou, o presidente Vladimir Putin admitiu hoje que a campanha aérea russa, iniciada em 30 de setembro de 2015, ainda não produziu o resultado esperado. Como as potências ocidentais, a Rússia não pretende enviar forças terrestres para derrotar o Estado Islâmico no campo de batalha.
O Kremlin apoia o regime de Assad como "único governo legítimo da Síria" e espera que tropas locais façam a campanha no solo contra o EI.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário