A Força Aérea de Israel bombardeou ontem uma base de mísseis do governo da Síria ao norte de Damasco, perto da fronteira com o Líbano, anunciaram rebeldes que lutam contra a ditadura de Bachar Assad na guerra civil síria.
De acordo com os rebeldes, os aviões israelenses invadiram a Síria vindo do espaço aéreo do Líbano por volta das nove e meia de noite pela hora local e bombardearam três depósitos de mísseis Scud. Os meios de comunicação da milícia fundamentalista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus) confirmaram o ataque à base de Kutaifa, mas disseram que foi desferido do Líbano.
Israel também bombardeou, em 30 de outubro, uma base próxima da fronteira sírio-libanesa. O governo israelense acusa o Irã e a Síria de usar o Hesbolá para criar uma frente de luta contra Israel nas Colinas do Golã.
Desde o início da guerra civil na Síria, em 15 de março de 2011, Israel bombardeou várias supostos carregamentos de armas para o Hesbolá. Com a intervenção militar da Rússia a partir de 30 de setembro, havia expectativa de que Israel parasse com suas invasões do espaço aéreo sírio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário