Cerca de 20 mil manifestantes protestaram contra a corrupção hoje na capital da Romênia, exigindo a queda do governo depois de um incêndio numa boate em que 32 pessoas morreram, noticiou a agência Reuters. Nas redes sociais, entidades estudantis tentaram mobilizar mais gente para a campanha.
Os principais alvos foram o primeiro-ministro Victor Ponta, o vice-primeiro-ministro Gabriel Oprea e o subprefeito do distrito onde o clube noturno funcionava. A suspeita é que a licença de funcionamento tenha sido comprada e a fiscalização das condições de segurança, negligenciada.
Também houve protestos nas cidades de Brassov e Ploiesti. Hoje o governo aprovou uma lei dando poderes excepcionais às autoridades para fechar imediatamente os locais sem licença ou desrespeitarem a regulamentação de segurança.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário