A milícia extremista muçulmana Al Chababe (A Juventude), ligada à rede terrorista Al Caeda, atacou um hotel de Mogadíscio, a capital da Somália, em 1º de novembro e matou pelo menos 15 pessoas, declarou a polícia local, citada pela televisão pública britânica BBC.
Os milicianos explodiram dois carros-bomba para abrir caminho para o complexo do Hotel Sahafi. Entre as vítimas, há um deputado, o general que comandou a ofensiva para expulsar Al Chababe da capital somaliana em 2011 e o dono do hotel.
Depois de uma batalha feroz, as forças do governo provisório e da missão de paz da União Africana reassumiram o controle do hotel. Desde que foi expulsa dos principais centros urbanos, Al Chababe trava uma guerra de guerrilhas contra o governo reconhecido internacionalmente e a força internacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário