Ao conquistar 73 das 125 cadeiras da Assembleia Nacional, o governista Partido Novo Azerbaijão manteve sua maioria absoluta nas eleições parlamentares do último domingo, informou hoje a comissão nacional eleitoral.
Vários partidos de oposição boicotaram as eleições, inclusive o Musavat, o Partido Democrático do Azerbaijão, o Conselho Nacional das Forças Democráticas e o Movimento Civil Nida. Eles acusam o governo do presidente Ilham Aliev de prender os principais candidatos da oposição.
Em 30 de agosto, o Azerbaijão festejou 24 anos de independência da União Soviética, que começou em meio a uma guerra com a Armênia pelo território de Alto Karaback iniciada em 1988, depois da abertura política lançada pelo líder soviético Mikhail Gorbachev. É um território de maioria armênia anexado ao Azerbaijão na ditadura de Josef Stalin.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário