A polícia da Romênia prendeu hoje o ex-subprefeito da capital Cristian Popescu Piedone por responsabilidade por um incêndio numa casa noturna que causou a morte de 38 pessoas e ferimentos em outras 200, noticiou a televisão pública britânica BBC.
Os promotores denunciaram Piedone por ter dado a licença para o funcionamento da boate Colectiv sem a aprovação do Corpo de Bombeiros. Como na tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o incêndio teria começado com fogos de artifício.
Sob pressão de manifestações de massa que reuniram dezenas de milhares de pessoas nas ruas da capital e de outras cidades romenas, Piedone renunciou em 4 de novembro de 2015 à subprefeitura do 4º Distrito de Bucareste. O primeiro-ministro Victor Ponta e todo o governo nacional também caíram.
Ponta já era suspeito de outros escândalos de corrupção. A campanha anticorrupção pode aproximar a Romênia do Ocidente e melhorar sua posição na União Europeia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário