Seis civis israelenses saíram feridos e um palestino foi morto hoje na Cisjordânia ocupada, em mais um dia violento da Intifada das Facas, informaram autoridades de Israel citadas pela Agência France Presse (AFP). Também morreu um guarda de fronteira atropelado na semana passada.
No primeiro ataque, um palestino jogou seu carro contra israelenses que estavam num ponto de ônibus no entroncamento de Tapuah, na Cisjordânia, ferindo quatro pessoas, duas gravemente. Ele foi morto pela Polícia de Fronteiras de Israel e identificado Suleiman Chahin, da cidade de Ramalá.
O policial Binyamin Yabokocivh, de 19 anos, atropelado em 4 de novembro na Cisjordânia, morreu em consequência dos ferimentos.
Mais tarde, uma mulher palestina chamada Halawa Alian, também de 22 anos, esfaqueou um guarda de segurança israelense na entrada da colônia de Beitar Ilite, ao Sul de Jerusalém, e foi baleada por sua vítima. Ela teria sobrevivido e estaria no hospital.
No terceiro incidente, um colono foi esfaqueado e gravemente ferido por dois palestinos que conseguiram escapar quando fazia compras perto do assentamento de Alfei Menache, no Norte da Cisjordânia.
O primeiro-ministro linha-dura de Israel, Benjamin Netanyahu, viaja hoje para Washington para seu primeiro encontro com o presidente Barack Obama desde que os Estados Unidos e as outras grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas assinaram um acordo nuclear repudiado pelo governo de Israel.
Netanyahu denuncia o acordo como uma carta branca para o Irã desenvolver armas nucleares. Mas a preocupação imediata é com a nova revolta palestina, consequência da ocupação israelense, que já dura 48 anos, e da estagnação do processo de paz no Oriente Médio. Até o Estado Islâmico do Iraque e do Levante está usando seu discurso inflamado contra Israel.
Ao derrubar ao que tudo indica um avião de passageiros da Rússia na Península do Sinai, no Egito, oito dias atrás, o Estado Islâmico estendeu seus tentáculos e reforçou sua imagem de ator global interessado em atacar em várias frentes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
domingo, 8 de novembro de 2015
Palestinos atropelam e esfaqueiam israelenses na Cisjordânia
Marcadores:
Armas nucleares,
Barack Obama,
Benjamin Netanyahu,
Binyamin Yabokovich,
Cisjordânia,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
EUA,
Intifada das Facas,
Irã,
Israel,
ONU,
Palestina,
Suleiman Chahin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário