A Croácia, mais novo país da União Europeia, vota hoje em eleições parlamentares. As pesquisas indicam uma disputa apertada entre a coalizão de esquerda liderada pelo primeiro-ministro Zoran Milanovic e a oposição conservadora.
O novo governo terá dois grandes desafios à frente: recuperar a economia de um dos países mais pobres da UE, que acaba de sair de seis anos de recessão com 16% de desemprego; e lidar com a enorme massa de refugiados da Ásia e da África que chegam à Europa.
Mais de 330 mil imigrantes entraram na Croácia desde setembro a caminho dos países ricos da Europa Ocidental, especialmente da Alemanha, onde a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel prometeu acolher os refugiados de guerra. Só a Alemanha deve receber 1,5 milhão de pessoas em 2015.
NOTA: A conservadora União Democrática Croata (HDZ) venceu as eleições sem maioria absoluta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário