As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) fizeram hoje vários ataques em diferentes pontos do país, apesar das negociações de paz em andamento em Cuba.
Várias bombas explodiram em estradas da região de Palmira, no vale do Rio Cauca. Em Piendamo, no departamento de Cauca, uma delegacia de polícia foi atacada.
Em Toledo, no departamento de Antióquia, os guerrilheiros esquerdistas tocaram fogo num ônibus. O mesmo aconteceu com outro ônibus, que viajava entre os departamentos de Meta Guaviare, revelou o Exército da Colômbia.
O governo do presidente Juan Manuel Santos negocia há anos o fim da longa guerra civil colombiana, que teria matado 300 mil pessoas nas últimas cinco décadas. Depois de vários avanços, o processo de paz está estagnado em torno das condições para desmobilização dos guerrilheiros.
No passado, grupos rebeldes que fizeram acordos de paz para entrar na vida política foram dizimados por esquadrões da morte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário