O Parlamento da Turquia aprovou hoje o envio de forças ao exterior para combater o Estado Islâmico do Iraque e do Levante e outras milícias extremistas muçulmanas. A decisão amplia os poderes concedidos ao governo em 2013 para realizar operações militares além de suas fronteiras na Síria e no Iraque para atacar o Exército da Síria e guerrilheiros curdos, se a segurança nacional estivesse ameaçada.
O Partido Popular Republicano e o Partido Democrático Popular, de oposição, votaram contra. Há um temor de que o país vire alvo de jihadistas se atacar o Estado Islâmico.
Ontem, o ex-primeiro-ministro e atual presidente Recep Tayyip Erdogan, que domina a política turca desde 2003, declarou que o país entra na guerra de olho na queda do ditador sírio, Bachar Assad, que responsabiliza pelo conflito.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário