Pelo menos dois soldados e um civil foram mortos hoje, no segundo dia de combates do Exército do Líbano contra extremistas muçulmanos sunitas possivelmente ligados à milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, noticiou a agência Reuters. Outros cinco soldados saíram feridos.
As forças de segurança disseram ao jornal libanês The Daily Star que os milicianos avançaram em direção aos soldados e abriram fogo sem advertência. Oficialmente o Exército declarou ter entrado em choque com um grupo de militantes que tentavam bloquear uma estrada na localidade de Mhamra.
Na versão oficial, os soldados perseguiram e mataram vários milicianos. Ainda impediram o sequestro de cinco soldados na região de Akkar.
Os dois incidentes acontecem no momento em que o Exército enfrenta supostos militantes do Estado Islâmico em Trípoli, a maior cidade do Norte do Líbano. Um civil foi morto e 20 pessoas saíram feridas do confronto, inclusive oito soldados.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Céus, a situação continua a se deteriorar!
Ao se autointitular Estado Islâmico do Iraque e do Levante, a milícia reivindica a soberania também sobre o Líbano e a Jordânia. Quando mudou de nome para Estado Islâmico, passou a reivindicar soberania sobre o mundo inteiro.
Postar um comentário