A Alemanha concordou em dar um desconto de 300 milhões de euros a Israel na compra de três navios de guerra, mudando uma decisão de maio de 2014 que havia rejeitado o pedido, revelou hoje o sítio de notícias France24.
O pedido havia sido negado originalmente por causa da forte oposição da opinião pública alemã, majoritariamente pacifista, às operações militares israelenses nos territórios árabes ocupados, suscitando especulações sobre um atrito entre a chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Por causa dos crimes do passado nazista, a Alemanha segue uma política de apoio a Israel. O governo israelense planeja usar os navios de guerra para proteger suas plataformas de petróleo no mar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário