quinta-feira, 23 de outubro de 2014

EUA e aliados bombardeiam campo de petróleo na Síria

A Força Aérea dos Estados Unidos e seus aliados bombardeou hoje o campo de exploração de petróleo de Jafra, na província de Deir el-Zour, no Leste da Síria.

O campo é uma das principais fontes de financiamento da milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que desde junho tenta implantar um califado nas terras que ocupa no Iraque e na Síria.

A milícia nasceu no Iraque depois da invasão americana de 2003, como um ramo da rede terrorista Al Caeda. Há um ano e meio, por causa de divergências na guerra civil na Síria, o grupo se separou da Caeda e pretende ser mais do que uma rede terrorista. Quer ter seu próprio Estado Nacional.

Uma ação terrorista realizada ontem contra o Parlamento do Canadá em que um soldado e o atirador, um canadense convertido ao islamismo, morreram está sendo encarada como uma tentativa de vingança contra os ataques da aliança liderada pelos EUA contra o Estado Islâmico, da qual o Canadá faz parte.

Hoje a polícia canadense chegou à conclusão de que Michel  Zehaf Bibeau agiu sozinho. Na luta contra o terrorismo, uma grande dificuldade é antecipar-se à ação dos chamados "lobos solitários" ou células terroristas de um homem só.

Nenhum comentário: