Uma enfermeira de Dallas, no Texas, que não estava entre as 48 pessoas monitoradas por terem tido algum contato com o liberiano Thomas Eric Duncan, a primeira pessoa a morrer de ebola nos Estados Unidos, foi diagnosticada hoje com a doença, confirmou há pouco o Centro de Controle de Doenças (CDC, do inglês) do país. É o primeiro caso de transmissão dentro dos EUA.
As autoridades americanas acreditam que houve falha no protocolo de atendimento. Nem todos os procedimentos de segurança foram realizados corretamente. Numa doença mortal com altíssimo risco de contágio, mais importante do que a qualidade das instalações em si é respeitar rigorosamente todas as medidas de segurança.
Mais de 4 mil pessoas morreram no atual epidemia da febre hemorrágica ebola no Leste da África, principalmente na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa. O liberiano pegou a doença na África.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário