Depois de um mês e onze dias de sumiço, os meios de comunicação da Coreia do Norte divulgaram hoje fotos do supremo líder Kim Jong Un. Ele aparece sorridente, com uma bengala que corrobora a versão oficial de que sofreu uma lesão no tornozelo.
Ainda assim, há uma novidade. Pela primeira vez, um dirigente máximo do regime comunista de Pionguiangue revela publicamente sinais de fraqueza, no caso, a lesão e a bengala.
Nas últimas semanas, houve muita especulação sobre um possível golpe de Estado em andamento no regime mais fechado do mundo, que costuma pressionar os Estados Unidos e os países com uma chantagem nuclear.
Desde o fim da União Soviética, em 1991, a ditadura stalinista norte-coreana exige ajuda em energia e alimentos para não fazer armas atômicas. Já fez pelo menos três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário