Com o apoio da Força Aérea dos Estados Unidos e seus aliados, guerrilheiros curdos retomaram Zumar, no Norte do Iraque, e Jurk al-Sakhar, perto de Bagdá, infligindo derrotas à milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante, informa a televisão pública britânica BBC.
Na sexta-feira e no sábado, os EUA bombardearam posições do EIIL no Iraque 22 vezes. A milícia terrorista, que em junho anunciou a criação de um califado nas áreas que domina na Síria e no Iraque sofre as primeiras derrotas importantes desde a intervenção militar ocidental, deflagrada pela degola de jornalistas americanos pelos jihadistas.
No Líbano, seis soldados do Exército morreram em conflitos com radicais sunitas ligados ao Estado Islâmico na cidade de Trípoli, a segunda maior do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário