Uma auxiliar de enfermagem espanhola é a primeira pessoa diagnosticada na Europa com o vírus ebola da epidemia em curso na África Ocidental, confirmou hoje a ministra da Saúde da Espanha, Ana Mato. A paciente ajudou a cuidar de um padre e de um missionário espanhóis que pegaram a doença em Serra Leoa, na África. Foi a primeira pessoas a pegar a doença fora da época.
Como auxiliar de enfermagem, María Teresa Romero Ramos era encarregada de trocar lençóis e de limpar os quartos. Ela sentiu os primeiros sintomas em 30 de setembro. O primeiro sintoma foi uma febre. Por isso, o diagnóstico de ebola não foi feito no primeiro momento. Quem teve contato com a doente está sendo investigado. Estima-se que sejam cerca de 50 pessoas.
O primeiro caso na Europa acontece no momento em que os Estados Unidos se preocupam que a doença se espalhe lá. Um homem que pegou a doença na África mas teve os primeiros sintomas nos EUA morreu. Cerca de 100 pessoas tiveram algum contato com ele antes dele ser confinado.
Nesta segunda-feira, ao justificar a ajuda e o envio de 3 mil soldados americanos à África, o presidente Barack Obama disse que "é uma alta prioridade da segurança nacional. Não é só caridade. É uma questão da nossa segurança."
Mais de 3,4 mil pessoas morreram na epidemia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário