terça-feira, 21 de outubro de 2014

Estado Islâmico pega armas jogadas para curdos na Síria

A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante ficou com pelo menos um dos pacotes de armas, munições e suprimentos jogados por aviões militares dos Estados Unidos para os guerrilheiros curdos na cidade de Kobane, no Norte da Síria, revelou hoje em Londres o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental ligada à oposição.

As armas recolhidas pelos extremistas muçulmanos incluem granadas de mão, munição e granadas disparadas por morteiros. Somam-se ao vasto arsenal de armas americanas tomadas do Exército do Iraque em junho, no início da atual ofensiva em duas frentes.

No fim de junho, o líder do Estado Islâmico, Abu Baker al-Baghdadi, proclamou um califado na região, ignorando as fronteiras estabelecidas no Oriente Médio depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

Depois que dois jornalistas americanos foram degolados, o presidente Barack Obama decidiu intervir com bombardeios aéreos, mas se negou a envolver tropas dos EUA em operações terrestres. Apesar dos bombardeios, o EIIL mantém a ofensiva na Batalha de Kobane.

Nenhum comentário: