terça-feira, 7 de outubro de 2014

Venezuela mata ativistas suspeitos da morte de deputado

Cinco militantes da Frente 5 de Março foram mortos pela polícia da Venezuela hoje no bairro de Quinta Crespo, em Caracas, inclusive seu líder, José Miguel Odreman, declarou hoje o diretor de investigações da polícia, José Sierralta, reportou o jornal El Nacional.

O coletivo, nome dos grupos armados que apoiam o regime chavista, pode ter sido responsável pela morte, em 1º de outubro de 2014, do jovem deputado chavista Robert Serra, que era uma das estrelas em ascensão do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Ele e a mulher foram esfaqueados dentro de casa.

Odreman era sargento aposentado da extinta Polícia Metropolitana de Caracas. Representava o Movimento Juan Montoya, que congrega pelo menos cem coletivos da Grande Caracas. O diretor do Corpo de Investigações Científicas, Penas e Criminalístas o acusou de liderar uma gangue de delinquentes responsáveis por vários homicídios.

Com 79 mortes por ano para cada 100 mil habitantes, a Venezuela é hoje o segundo país mais violento do mundo fora de zonas de guerra, atrás apenas de Honduras.

Nenhum comentário: