O Parlamento da Líbia anunciou hoje uma aliança formal com o general da reserva Khalifa Hifter, que tomou a iniciativa de enfrentar as milícias fundamentalistas muçulmanas que tentam impor sua lei ao país, noticiou hoje a agência Reuters.
Três anos depois da queda e morte do ditador Muamar Kadafi na chamada Primavera Árabe, as milícias que o derrubaram ainda lutam pelo poder na Líbia. O país está à beira da guerra civil, com o novo Parlamento eleito neste ano instalado provisoriamente na cidade de Tobruk, porque a capital, Trípoli, foi tomada por milícias jihadistas.
Nenhuma das milícias mostrou força suficiente até agora para dominar o país inteiro, as forças governamentais são fracas por causa da fraqueza das instituições da era Kadafi e potências estrangeiras relutam em se envolver.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário