quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Morre diretor do Washington Post durante escândalo de Watergate

O jornalista Benjamin Bradlee, o lendário diretor de redação do jornal The Washington Post, que denunciou o escândalo de Watergate, em 1972, e derrubou o presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, morreu hoje aos 93 anos.

Ao comandar a cobertura do escândalo que levou à única renúncia até hoje de um presidente americano, Bradlee tornou-se o diretor de jornal mais importante de sua geração. Ele dirigiu o diário mais importante da capital dos EUA durante 26 anos. Foi responsável por sua modernização.

O escândalo Watergate, revelado pelos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, é um dos momentos mais importantes do jornalismo no século passsado. A partir uma invasão de propriedade e de um roubo aparentemente comum em que a presença de um advogado importante despertou suspeita, eles revelaram uma tentativa de instalar sistemas de escuta na sede central do Partido Democrata, na época na oposição, durante a campanha eleitoral de 1972, e uma rede de intrigas que levaria até o Salão Oval da Casa Branca. 

Leia mais no Washington Post, hoje propriedade de Jeff Bezos, o bilionário fundador da Amazon.com, que o comprou por US$ 250 milhões.

Nenhum comentário: