quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Estado Islâmico recua em Kobane

Depois de uma nova onda de bombardeios aéreos dos Estados Unidos e seus aliados, a milícia terrorista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante se retirou hoje da frente ocidental na Batalha de Kobane, informou o jornal libanês The Daily Star citando como fonte o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os milicianos ainda lutam nas frentes sul e leste. Kobane, chamada pelos árabes de Ain al-Arab, é uma cidade curda do Norte da Síria, junto à fronteira com a Turquia, que ate agora reluta em entrar na guerra em território sírio. Tanto o presidente quanto o primeiro-ministro turcos querem que o objetivo final sera a queda da ditadura de Bachar Assad, na Síria, que responsabilizam pela guerra civil em que mais de 200 mil pessoas foram mortas desde março de 2011.

A queda de Kobane colocaria em cheque a estratégia do presidente Barack Obama de atacar pelo ar sem enviar soldados americanos para operações terrestres. Diante do colapso do Exército do Iraque e da incapacidade dos guerrilheiros curdos de resistir ao avanço do EIIL, a Turquia poderia fazer o trabalho em terra, mas está impondo condições.

Um comentário:

Ana Deiro. disse...

Você mais uma vez furou todo mundo. Acabei de dar uma volta pelas agências e CNN e ninguém deu isso ainda. Esta foi a melhor notícia que tive hoje. Parabéns Nelson. E vamos de save #Kobani.