A Força Aérea da Turquia atacou ontem rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) que haviam cercado uma base militar em protesto contra a inércia e a omissão do governo turco diante da ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante contra os curdos do Norte da Síria.
Foi o primeiro bombardeio contra o PKK em dois anos. A guerra civil na vizinha Síria atrapalha o processo de paz com os curdos da Turquia. Os curdos sírios apoiam a ditadura de Bachar Assad, que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considera responsável pela instabilidade na região.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
Turquia bombardeia guerrilheiros curdos
Marcadores:
Bachar Assad,
bombardeio,
Curdos,
Guerra Civil,
Oriente Médio,
Partido dos Trabalhadores do Curdistão,
PKK,
Recep Tayyip Erdogan,
Síria,
Turquia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário