quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Hungria contraria UE para fazer acordo com a Rússia

O governo direitista da Hungria propôs uma emenda constitucional para permitir que o país construa um gasoduto até a Rússia sem consultar a União Europeia nem outras organizações internacionais. O. mercado comum europeu proíbe negociações unilaterais.

A negociação começou num encontro do primeiro-ministro Viktor Orban com o presidente da companhia estatal russa Gazprom.

Sob pressão das sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e a UE em resposta à intervenção militar russa na Ucrânia, a Rússia tenta romper o consenso europeu. O presidente Vladimir Putin quer adiar a qualquer custo o acordo de associação da Ucrânia com a UE.

O Kremlin mantém a pressão para submeter a ex-república soviética da Ucrânia. O corte do fornecimento de gás natural sempre foi uma das principais armas. Talvez a UE tenha de pagar uma dívida ucraniana de US$ 3 bilhões.

No momento, a Rússia tenta impedir a reversão dos fluxos de gás usadas pelos países da UE para manter o suprimento de gás à Ucrânia. Subserviente a seus novos aliados em Moscou, a Hungria suspendeu indefinidamente todo fornecimento de gás natural à Ucrânia em 25 de setembro de 2014. O próximo passo do governo Putin é pressionar a Eslováquia.

Nenhum comentário: