Pela primeira vez em 22 anos de história, o Partido da Independência do Reino Unido (UKIP, do inglês) conquistou uma cadeira na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico numa eleição legislativa parcial realizada apenas no distrito de Clacton, uma praia da costa leste da Inglaterra.
O deputado Douglas Carswell, que provocou a eleição ao deixar o Partido Conservador para aderir ao UKIP, venceu com impressionantes 59,75% dos votos, 35 pontos percentuais à frente do candidato conservador Giles Watling.
"Devemos ser o partido de todos os britânicos", declarou Carswell ao festejar a vitória.
O UKIP, liderado por Nigel Farage, defende a saída do Reino Unido da União Europeia no plebiscito que o primeiro-ministro conservador David Cameron prometeu convocar para 2017, se for reeleito. Foi o mais votado nas eleições para o Parlamento Europeu no Reino Unido, com 27,5%, à frente do Partido Trabalhista (25,4%) e do Partido Conservador (23,9%).
Também na França, a Frente Nacional, de extrema direita, venceu as eleições europeias, com 25%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário