Como contribuição à luta contra a milícia extremista muçulmana Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), militares espanhóis vão ajudar a treinar o Exército do Iraque, anunciou ontem o ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenes, depois de encontro com o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, informa o sítio de notícias France24.
Os instrutores espanhóis chegam ao Iraque no fim de 2014 e não devem se envolver em missões de combate.
A Espanha, na época governada pelo primeiro-ministro conservador José María Aznar, participou da invasão do Iraque liderada pelos EUA de George W. Bush em março de 2003. Diante da reação negativa da opinião pública, o então líder da oposição, José Luis Rodríguez Zapatero, prometeu retirar as tropas espanholas. Com a vitória do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) nas eleições de 11 de março de 2004, a Espanha saiu da guerra do Iraque.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
domingo, 19 de outubro de 2014
Espanha vai treinar Exército do Iraque
Marcadores:
Chuck Hagel,
EIIL,
Espanha,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
EUA,
invasão,
Iraque,
José María Aznar,
Pedro Morenes,
Rodríguez Zapatero,
treinamento militar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O tercio se movimentando indica que existe problemas no Marrocos, o Iraque será um pequeno desvio para ativar a legionsimeon
Postar um comentário