Pela primeira vez desde o início do ano, a popularidade do presidente da Rússia, Vladimir Putin, está em queda, indica uma pesquisa do Centro Levada noticiada ontem pelo jornal The Moscow Times. Se houvesse uma eleição presidencial hoje no país, só 49% votariam em Putin, contra 57% em agosto.
A popularidade de Putin cresceu no início do ano com a crise na Ucrânia e a anexação da Crimeia, apresentada na propaganda oficial como uma defesa de russos que supostamente estariam sendo perseguidos na ex-república soviética.
Putin domina a política russa desde o ano 2000, quando foi eleito presidente pela primeira vez. De 2008 a 2012, ele passou a Presidência para Dimitri Medvedev e foi primeiro-ministro.
Com a intervenção militar na Ucrânia e a imposição de sanções pelos Estados Unidos e a Europa, seu governo está se tornando cada vez mais nacionalista e linha dura. Reprime a oposição interna e tenta se afastar de quaisquer valores e influências ocidentais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário