A dívida pública da França superou pela primeira vez a marca de 2 trilhões de euros, chegando a 2,0237 trilhões de euros (R$ 6,231 trilhões) no segundo trimestre de 2014, anunciou ontem o Insee (Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos).
De abril a junho, a dívida pública francesa aumentou em 28,7 bilhões de euros por causa do governo central, que cresceram em 35,2 bilhões de euros, enquanto a Previdência Social e os governos municipais e regionais gastaram menos.
A dívida equivale 95,1% do produto interno bruto da França. A relação dívida/PIB muito acima do teto de 60% previsto no pacto de estabilidade para sustentar o euro, a moeda comum usada por 18 países da União Europeia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário