Pelo menos nove guerrilheiros curdos capturados na batalha pela cidade de Kobane, no Norte da Síria, foram decapitados pelos terroristas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, informou a agência de notícias Ynet News.
A Força Aérea dos Estados Unidos bombardeou posições da milícia extremista muçulmana a cerca de cinco quilômetros da cidade, chamada pelos árabes de Ayn al-Arab. Até agora, esses ataques não foram suficientes para deter o EIIL ou virar o jogo na Batalha de Kobane.
Grupos de oposição e religiosos pediram uma trégua em respeito ao feriado do Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), comemorado 70 dias depois do fim do sagrado mês do Ramadã para celebrar o sacrifício de Ismael pelo profeta Abraão. Essa história aparece no Corão, o livro sagrado do islamismo. É comparada ao sacrifício de Isaac por Abrão, descrito na Bíblia como um teste divino à lealdade do profeta. Na hora do sacrifício, surge um cordeiro e Isaac é poupado.
No Corão, Abraão tem um sonho em que oferece o filho a Deus em sacrifício. Ele conta ao filho, que o aconselha a seguir a vontade divina. Os dois sobem o Monte Arafat e, como na Bíblia, na hora do sacrifício Deus oferece um cordeiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Estado Islâmico degola guerrilheiros curdos capturados
Marcadores:
Abraão,
Bíblia,
bombardeios,
Corão,
Curdos,
Eid al-Adha,
EIIL,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
EUA,
Festa do Sacrifício,
Ismael,
Kobane,
Síria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Eles continuam avançando nas duas frentes. Rumo a Bagdá e rumo 'a fronteira da Turquia. Assustador.
Postar um comentário