Pela primeira vez desde que o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) assumiu o controle da Faixa de Gaza, em 2007, Israel importou produtos agrícolas do território árabe. Cerca de 27 toneladas de tomate e cinco toneladas de beringela chegaram a mercados israelenses, noticiou hoje a agência Associated Press (AP).
Desde que o Hamas tomou Gaza da Autoridade Nacional Palestina (ANP) numa guerra civil palestina, Israel impôs um bloqueio ao território. Os palestinos cavaram túneis para ligar Gaza ao Egito e contrabandear armas, alimentos e outros bens.
Em 31 de maio de 2010, Israel atacou a chamada Flotilha da Liberdade, que tentava romper o cerco de Gaza, matando nove turcos. A ação provocou uma crise com a Turquia, que apoia o Hamas e outros grupos radicais no Oriente Médio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário