Deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos apresentaram um projeto de lei para que os Estados Unidos armem diretamente os guerrilheiros curdos que estão combatendo a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, noticiou a agência Associated Press.
Na opinião dos membros da comissão, os curdos estão em nítida inferioridade em relação aos jihadistas. Ontem, a pedido do governo do Iraque, os EUA e aliados fizeram bombardeios aéreos contra posições do Estado Islâmico na cidade de Tikrit, terra natal do ditador Saddam Hussein, deposto e morto por uma invasão americana.
Desde setembro, os EUA lideram uma aliança de 60 países contra o Estado Islâmico, mas nenhuma grande potência ofereceu soldados para a operação terrestre necessária para retomar os territórios ocupados pelos jihadistas. O Egito falou em organizar um exército de países árabes, mas a proposta ainda não evoluiu.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário