quarta-feira, 11 de março de 2015

Exército do Iraque avança em Saladino e Estado Islâmico contra-ataca

As forças de segurança do Iraque tomaram hoje com o apoio de milícias e voluntários curdos, sunitas e xiitas uma prisão do grupo terrorista Estado Islâmico nos Montes Hamrin, entre as províncias de Kirkuk e de Saladino, libertando 34 civis detidos lá. Vários jihadistas foram presos na operação, inclusive dois somalianos.

Outro ataque foi lançado pelo governo iraquiano para reconquistar o centro da cidade de Tikrit, terra natal do ditador Saddam Hussein, deposto e morto durante a invasão americana. Ela fica no caminho entre a capital, Bagdá, e Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, ocupada pelo Estado Islâmico desde junho de 2014. A vitória em Tikrit é essencial para retomar Mossul.

O Estado Islâmico contra-atacou em áreas controladas pelo governo da cidade de Ramadi, onde detonou sete carros-bomba simultaneamente, matando pelo menos dez pessoas e ferindo outras 30. A retaliação veio depois de uma semana da encarniçada batalha de Tikrit. A milícia jihadista se apresenta no Iraque como defensora da minoria árabe sunita.

Para ultraje do resto do mundo, o EI divulgou novo vídeo de uma execução, desta vez com um menino de 12 anos dando quatro tiros num jovem palestino acusado de ser espião de Israel.

Nenhum comentário: