Os Estados Unidos e seus aliados fizeram hoje dez bombardeios aéreos contra a milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, três na Síria e sete no Iraque, anunciou a ForçaTarefa Conjunta.
Na Síria, os três ataques foram contra posições dos jihadistas perto da cidade curda de Kobane, palco de uma batalha de meses vencida pelos guerrilheiros curdos com a cobertura aérea da aliança liderada pelos EUA. No Iraque, os alvos foram Kirkuk, Mossul e Ramadi.
As missões aéreas visam a enfraquecer o Estado Islâmico no momento em que o Exército do Iraque e milícias xiitas tentam retomar a cidade de Tikrit, terra natal do ditador Saddam Hussein, deposto e morto pela invasão americana de 2003. Como é um reduto sunita e a batalha agora se trava casa a casa dentro da cidade, não há ataques aéreos para não jogar a população local contra o governo central, majoritariamente xiita.
Tikrit fica no caminho entre a capital, Bagdá, e Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, tomada pelo Estado Islâmico em junho do ano passado. Uma ofensiva para reconquistar Mossul é esperada ainda nesta primavera que começa hoje no Hemisfério Norte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sábado, 21 de março de 2015
EUA e aliados fazem dez ataques aéreos contra o Estado Islâmico
Marcadores:
bombardeios aéreos,
Estado Islâmico do Iraque e do Levante,
EUA,
Guerra Civil,
Iraque,
Kirkuk,
Kobane,
milícias xiitas,
Mossul,
Ramadi,
Síria,
Sunitas,
Tikrit
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário