Durante a reunião de cúpula da Liga Árabe realizada no último fim de semana em Charm al-Cheikh, no Egito, o ministro do Exterior da Arábia Saudita, Saud al-Faissal, criticou a Rússia por armar a ditadura de Bachar Assad, na Síria.
Assad declara estar recebendo armas russas com base em contratos assinados antes da guerra civil síria, iniciada em 15 de março de 2011.
O chanceler saudita pressionou Moscou a parar de vender armas a Assad para "melhorar as relações com o mundo árabe".
A intervenção militar no Iêmen contra os rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, marca uma nova postura mais afirmativa do governo saudita depois da ascensão ao trono do rei Salman com a morte do rei Abdala, em 23 de janeiro de 2015.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário