quinta-feira, 12 de março de 2015

Banco central da Coreia do Sul reduz taxa básica de juros

O Banco da Coreia anunciou hoje um corte de 0,25 ponto percentual na sua taxa básica de juros, que cai para 1,75%, a menor da história do país. A redução surpreendente na Coreia do Sul acontece um dia depois que o banco central da Tailândia fez o mesmo, observa o jornal americano The Wall St. Journal.

Desde o início do ano, os bancos centrais da China e da Índia também baixaram suas taxas de juros com medo da deflação causada pela queda nos preços do petróleo e a desaceleração do crescimento na maior parte do mundo.

A poderosa indústria sul-coreana enfrenta a concorrência de produtos de baixo custo, na China, na Indonésia, em Taiwan e no Vietnã, além da desvalorização do iene, que aumenta a competitividade dos produtos do Japão. Quarta maior economia da Ásia, a Coreia do Sul deve crescer em torno de 3% em 2015.

Ao aumentar os juros, o Brasil está na contramão da tendência mundial. Por causa da inflação e do desequilíbrio nas contas públicas, o governo brasileiro não pode baixar os juros para estimular a economia.

Nenhum comentário: