terça-feira, 24 de março de 2015

Talebã vão proteger xiitas do Estado Islâmico no Afeganistão

A Milícia dos Estudantes (Talebã) do Afeganistão concordou em proteger a minoria hazara, que é xiita, do grupo terrorista Estado Islâmico, declarou Abdul Khalik Yakubi, um dos anciões da comunidade hazara, depois de um encontro no leste da província de Ghasni, noticiou ontem a agência Reuters.

O acordo revela a preocupação dos Talebã com a penetração do Estado Islâmico no Afeganistão em sua disputa com a rede terrorista Al Caeda para conquistar a lealdade dos jihadistas do mundo inteiro.

Em 13 de janeiro de 2015, um vídeo divulgado na Internet anunciou o estabelecimento do Estado Islâmico do Afeganistão e do Paquistão na região de Coraçone, no oeste afegão. Na gravação, um ex-porta-voz dos Talebã do Paquistão, Chahidullah Chahid, apresentou os nomes dos comandantes do EI responsáveis pelas ações nos dois países.

Na época, os Talebã afegãos denunciaram infiltração do EI como um golpe publicitário do governo do Afeganistão e das potênciais ocidentais. A guerra interna enfraquece os principais grupos jihadistas, mas aumenta a tentação de realizar ataques espetaculares na Europa e nos Estados Unidos como parte da luta.

O presidente Barack Obama recebeu hoje na Casa Branca o presidente afegão, Achraf Ghani Ahmadzai, para discutir a segurança no país. Ghani deve pedir que os EUA mantenham uma força maior do que anunciado anteriormente para evitar o que aconteceu no Iraque depois da retirada americana.

Os EUA devem manter uma força de 9,8 mil soldados até o fim de 2015 e talvez uma força especial de combate ao terrorismo de 2 mil homens que já está em atuação.

Nenhum comentário: