segunda-feira, 23 de março de 2015

Socialistas vencem eleições na Andaluzia

Com 35,4% dos votos, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), de centro-esquerda, venceu as eleições na região da Andaluzia sob a liderança regional de Susana Díaz, anunciou hoje o jornal espanhol El País.

O Partido Popular, de direita, pagou o preço do desgaste pelos cortes de gastos e aumentos de impostos para combater a crise econômica que elevou o desemprego acima de 25% da população em idade de trabalhar e acima de 50% entre os jovens. Ficou em segundo, com 26,7% dos votos, enquanto o novo partido esquerdista Podemos teve 14,8% e o novo partido liberal Cidadãos recebeu 9%.

As eleições municipais e regionais estão sendo examinadas como prévias das eleições nacionais previstas para dezembro de 2015.

Em 2011, sob a crise das dívidas públicas da periferia da Zona do Euro, o PP do atual primeiro-ministro Mariano Rajoy derrotou o governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero. Desde então, houve um forte desgaste dos partidos tradicionais e surgiram novas opções.

O Podemos acompanha as negociações do governo de esquerda radical da Grécia com o Grupo do Euro. Hoje a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, recebe em Berlim o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras. Quer manter a Grécia na Eurozona, mas não está disposta a abrir mão dos princípios adotados no socorro aos países com problemas para saldar suas dívidas.

Nenhum comentário: