quarta-feira, 18 de março de 2015

Suécia baixa taxa básica de juros para -0,25% ao ano

Para combater a queda da moeda nacional e a deflação, e incentivar o crescimento econômico, o Banco Central da Suécia baixou hoje sua taxa básica de juros de -0,1%para -0,25% ao mês. Também anunciou a compra de bônus da dívida pública no valor de 30 bilhões de coroas suecas, cerca de US$ 3,45 bilhões.

Com a notícia, a coroa sueca caiu um pouco. Um euro passou a comprar 9,32 coroas em vez de 9,17. No mês passado, a moeda sueca havia se valorizado em 4%. O presidente do Riksbank (BC), Stefan Ingves, declarou estar pronto a tomar novas medidas se a situação econômica não melhorar.

Além da Suécia, a Dinamarca e a Suíça também adotaram taxas de juros negativas para combater os efeitos da estagnação econômica e da deflação na Zona do Euro. A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de comprar títulos públicos no valor de 1 trilhão de euros em num ano e meio, a partir de março de 2015, para combater a deflação e a estagnação, enfraqueceu a moeda comum europeia, reduzindo a competitividade das exportações daqueles países.

Na Suíça, os trabalhadores fizeram um acordo com as empresas para trabalhar uma hora a mais por dia, 45 horas ao todo por semana, sem aumento de salários para ajudar as empresas a enfrentar a valorização do franco suíço diante do euro e assim evitar o desemprego.

Nenhum comentário: