quarta-feira, 11 de março de 2015

Venezuela inicia manobras militares em três dias

As Forças Armadas da República Bolivarista da Venezuela vão começar exercícios militares em 14 de março de 2015, anunciou o presidente Nicolás Maduro. Ele afirmou que o país precisa estar preparado para uma "agressão imperialista" para não acontecer como no Iraque e na Líbia, sugerindo que pode ser alvo de uma intervenção militar dos Estados Unidos.

Em primeira votação, a Assembleia Nacional aprovou hoje a Lei Habilitante, que autoriza o presidente a governar por decreto durante meses. Como observou a deputada oposicionista cassada María Corina Machado, é uma medida desnecessária. O regime chavista tem amplo controle sobre o Parlamento da Venezuela e Maduro já governou com Lei Habilitante aprovada em 2013 pelo período de um ano.

Agora, Maduro aproveitou o decreto do presidente Barack Obama impondo sanções a sete altos funcionários venezuelanos acusados de violações dos direitos humanos e ameaça à segurança nacionaldos EUA para pedir para governar por decreto para combater a "ameaça imperialista".

Com todos os poderes, o regime chavista não consegue conter uma inflação que ronda os 70% a 80% ao ano, é a maior do mundo, nem colocar produtos básicos nas prateleiras dos supermercado. Faltam carne, leite, farinha, medicamentos, especialmente os importados, e até mesmo papel higiênico.

"Como podemos ser uma ameaça aos EUA se nem leite temos", ironizou uma cientista social venezuelana.

Nenhum comentário: